Explicando o significado da Coroa de Advento  
     
 


 
 
 
     
 

Loading...

Sugestão Litúrgica para a Coroa de Advento

 

Durante o exercício pastoral uma grande dúvida é como dar o devido destaque e o significado para a Coroa do Advento, que é um sinal expressivo preparando a Vinda do Messias. Por isso, de forma intensificada recorremos aos mais diversos meios (livros litúrgicos, sugestões das revistas católicas, atividades pastorais já executadas, e outros), apresentamos assim uma sugestão para bem celebrarmos o advento. Esperamos que ajude, a forma como está organizada é para ser utilizada na Santa Missa, com a devida aprovação do Padre que for presidir a Celebração, por favor, apresentar ao Padre antes, ok!

 

Explicando o significado da Coroa de Advento

(Após o Canto de Entrada, depois de o sacerdote acolher a comunidade)

 

Comentarista

A Igreja Cristã inicia nesse domingo seu Ano Novo, é o princípio do ano litúrgico.  O Advento é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde esperamos o Nascimento de Jesus Cristo. Hoje comemora-se o 1º Domingo de Advento. Conforme antigo costume, os quatro domingos do Advento são representados por uma coroa com quatro velas: roxa, verde, rosa (ou vermelha) e branca.

Queremos receber a primeira vela (Entra a vela roxa). O Círculo da Coroa simboliza tanto a Eternidade como a aliança de Deus com a humanidade, através de Cristo. Os ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida. Os laços são uma forma de expressar alegria pela vinda de Cristo. As quatro velas representam os principais personagens lembrados no Advento, que vão sendo acesas uma a uma, a cada Domingo de Advento, e simbolizam a expectativa da aproximação de Cristo – a LUZ DO MUNDO.

 

Primeiro Domingo do Advento (27/11/2011)

Neste primeiro Domingo no Advento: Acende-se a 1ª Vela - a Vela Roxa é a Vela da Profecia, que nos lembra o profeta Isaías, que profetizou a justiça, para que esta profecia aconteça em nossos dias.  E a cor roxa da vela nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. Acompanhemos a bênção da Coroa do Advento.

 

Bênção da Coroa

(assim que vela for acesa no Círio, e colocada sobre a Coroa do Advento)

 

Cel.: A nossa proteção está no Nome do Senhor.

Todos: Que fez o céu e a terra.

 

Cel.: Oremos: Ó Pai, em quem todas as coisas são santificadas, abençoai esta coroa e concedei a nós que usamos seu símbolo a graça de preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Todos: Amém.

   (O celebrante asperge, então, a coroa com água benta).

Segue-se o Ato Penitencial.

 

Segundo Domingo do Advento (04/12/2011)

(Após o Canto de Entrada, depois de o sacerdote acolher a comunidade)

 

Comentarista

Mais uma vez, nós nos encontramos diante da Coroa do Advento para recordar o significado deste tempo litúrgico. Estamos nos preparando para celebrar a festa de luz e de vida: o Nascimento do Salvador! Acrescentamos uma luz a cada domingo deste tempo para que relembremos a promessa da salvação e a vinda do Salvador: o nascimento do Emanuel, Deus-Conosco.

A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino. Neste segundo Domingo no Advento: Acende-se a 2ª Vela - a Vela Verde é a Vela dos Patriarcas, que nos lembra Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida e que dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.

O Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

 

 

Oração diante da Coroa do Advento

(assim que vela comum for acesa no Círio, e acende-se a vela roxa

e depois a vela verde da Coroa do Advento)

 

Cel.: A nossa proteção está no Nome do Senhor.

Todos: Que fez o céu e a terra.

 

Cel.: Oremos: Senhor acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Por intercessão da Vossa Mãe Santíssima, a Imaculada Virgem Maria, protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.

 

Todos: Amém.

Segue-se o Ato Penitencial

Terceiro Domingo do Advento (11/12/2011)

(Após o Canto de Entrada, depois de o sacerdote acolher a comunidade)

 

Comentarista

Celebremos mais uma vez o rito da Coroa do Advento e acendamos mais uma das suas velas. Assim, reconhecemos que o Senhor está próximo de nós. O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetisas do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo. Neste terceiro Domingo no Advento: Acende-se a 3ª Vela - a Vela Rosa (ou Vermelha) é a Vela dos Pastores.

Aproxima-se a Festa da Vinda do Salvador. Neste Domingo lembramos aqueles humildes pastores nas campinas de Belém. Ao acendermos esta vela queira Deus estejamos nós preparados para receber o Menino Jesus, como os pastores estavam, ao dizerem uns aos outros, depois que o anjo se ausentou: “Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer!”. É o domingo da alegria. Esta vela tem uma cor mais alegre e vibrante, é um sentir a presença do reino de paz e de justiça que o Messias proclamou e realiza-se nas nossas vidas.

 

Oração diante da Coroa do Advento

(assim que vela comum for acesa no Círio, e acende-se a vela roxa,

a vela verde e depois a vela Rosa (ou Vermelha) da Coroa do Advento)

 

Cel.: A nossa proteção está no Nome do Senhor.

   

Todos: Que fez o céu e a terra.

 

Cel.: Oremos: Senhor acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.

 

Todos: Amém.

Segue-se o Ato Penitencial

Quarto Domingo do Advento (18/12/2011)

(Após o Canto de Entrada, depois de o sacerdote acolher a comunidade)

 

Comentarista

Pela última vez, antes de mais um Natal, celebramos o rito da coroa do Advento, que representa a expectativa que a humanidade vive: esperar o Salvador. Jesus está a caminho de nossa casa. O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi". José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.

Neste quarto Domingo no Advento: Acende-se a 4ª Vela - a Vela Branca. A quarta vela lembra o próprio Messias, o Salvador, que é a luz do mundo. Para que ele continue morando em nosso meio, iluminando nossos caminhos, sobretudo os dos mais necessitados. A Vela Branca significa a paz que o Menino Deus veio trazer.  Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo.

As quatro velas de Advento nos lembraram a cada domingo que passou, que Jesus estava chegando. Aleluia! Jesus chegou. “Amém. Vem Senhor Jesus” (Ap 22,20). Esperamos o Advento final, que aguardamos como todos aqueles que exultaram no primeiro Advento do Salvador, e que possamos ouvir dos anjos: "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz" (Is 9.2).

 

Oração diante da Coroa do Advento

(assim que vela comum for acesa no Círio, e acende-se a vela roxa,

a vela verde, a vela vermelha e depois a vela branca da Coroa do Advento)

 

Cel.: A nossa proteção está no Nome do Senhor.

   

Todos: Que fez o céu e a terra.

 

Cel.: Oremos: Senhor acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.

 

Todos: Amém.

Segue-se o Ato Penitencial

 

Download

DATA: 27/11/2011

Compartilhe esta notícia!





   
 
©Copyright 2011 - Diocese Jacarezinho
Todos os Direitos Reservados